BBQ & BEER FESTIVAL #2

24 DE NOVEMBRO | CIDADE DAS ARTES

O BBQ & BEER FESTIVAL ESTÁ DE VOLTA AINDA MAIOR E MELHOR! No dia 24 de novembro, o BBQ & Beer Festival tomará conta novamente da Cidade Das Artes para a sua segunda edição com novidades: dessa vez, serão 10h de Open BBQ com MAIS DE 30 ESTAÇÕES servindo apenas cortes premium, Open Bar Premium, Open Beer, estrutura reforçada e outras surpresas que virão aí!

. 10h de Open BBQ com mais de 30 estações de cortes premium
. Open Bar Premium com estrutura reforçada
. Open Beer com Mistura Clássica & Overhop
. Água e refrigerante liberados
. Vários dos melhores chefs & assadores do Brasil
. Espaço Kids e atrações para toda a família
. Shows e DJs de primeiríssima
. Um clima fantástico!

O LOCAL

A Cidade das Artes, no coração da Barra da Tijuca, é o local ideal para o evento, unindo conforto a um visual único: amplo, coberto, sempre com temperatura agradável, cercado por jardins e com espelhos d’água internos, de fácil acesso independentemente do meio de transporte escolhido. Conheça mais sobre a estrutura do local:

. Estacionamento pago para 750 veículos
. Facilmente acessado por táxis e veículos de aplicativos
. Conexão direta com a estação Alvorada
. Estrutura reforçada de banheiros para o público
. Programação cultural própria para a família

Chefs & Assadores

4Bier Smoked House

Saiba mais

Chef Pança

Saiba mais

CTG Desgarrados do Pago

Saiba mais

Douglas Oliveira

Saiba mais

Eduardo Rodrigues

Saiba mais

Gerson Almeida

Saiba mais

Gustavo Morgado

Saiba mais

Hércules Arte do Sal

Saiba mais

Jane Pereira

Saiba mais

Jimmy Ogro

Saiba mais

João Sysak

Saiba mais

Junior Bertazzo

Saiba mais

Larissa Morales

Saiba mais

Leo Carioka & Nasser

Saiba mais

Luã Tavares

Saiba mais

Marcelo Oliveira

Saiba mais

Michele Gusso

Saiba mais

Ogrostronomia

Saiba mais

Rafael Salgado

Saiba mais

Roberto Barcellos

Saiba mais

Rodrigo Masterchef

Saiba mais

Rossano Mendonça

Saiba mais

Tenente

Saiba mais

Thiago Gatto

Saiba mais

Thiago Pajé

Saiba mais

4Bier Smoked House

Mestre no american BBQ, preparado ao estilo do Texas, a equipe do 4Bier Smoked House domina por completo a arte da defumação. Na nossa primeira edição, eles terão uma missão importante: preparar o brisket, um clássico do churrasco americano.

Chef Pança

Conhecido por servir a melhor costela no bafo do Rio, o Chef Pança já soma quase 40 anos dedicados à cozinha, período em que criou a sua receita clássica: a costela é marinada por 12h em um tempero à base de ervas finas antes de passar 6h assando no bafo. Hoje, ele comanda o Pança's Restaurante & Bar, na Zona Oeste do Rio.

CTG Desgarrados do Pago

O Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago foi fundado em 1977, em Santa Cruz, sendo a mais antiga entidade representativa do povo gaúcho no país! Uma vez por mês, suas portas se abrem para o público, que tem a oportunidade de experimentar as costelas assadas à perfeição.

Douglas Oliveira

Da calmaria do escritório de administração para o calor do fogo, hoje 100% voltado e focado para o churrasco e suas diversas maneiras de preparo. Esse é Douglas Oliveira, que tem investido em cursos e workshops, com participação nos maiores festivais auxiliando grandes chefs do cenário do fogo, tanto no Rio de Janeiro quanto em outros estados.

Eduardo Rodrigues

O carioca Eduardo Rodrigues é empresário, mestre churrasqueiro, pitmaster, parrileiro e especializado em fogo de chão. Formado em Gastronomia pelo IGA, especializou-se em métodos de conservação da carne, a chamada charcutaria. Seu currículo inclui ainda participações em diversos festivais de churrasco como curador, chef de estações e ajudante de grandes chefs renomados do Brasil. No dia 7 de julho, ele comandará o varal de aves!

Gerson Almeida

Gerson Almeida é engenheiro civil por formação, pecuarista, churrasqueiro e açougueiro por paixão, em trazer a arte do açougue para dentro da gastronomia moderna. Com a disseminação de novos cortes e a alta qualidade da carne brasileira, a necessidade de inovar e apresentar novos produtos e uma nova roupagem às gôndolas de açougue foram o incentivo para a criação do Clube da Carne e, em sequência, o Clube da Carne TV no YouTube. Gerson tornou-se especialista em desossa, cortes de dianteiro, traseiro e cordeiros, além do seu carro-chefe na brasa: a parrilla.

Gustavo Morgado

Há 18 anos na gastronomia, sendo os últimos quatro dedicados às carnes e ao fogo, o chef Gustavo Morgado é um cozinheiro, açougueiro e pitmaster com enorme experiência. Após passar por BOS BBQ, deBetti dryaged e os principais eventos de churrasco do país, ele assumiu a cozinha do recém-inaugurado Nice To Meat U, em São Paulo.

Hércules Arte do Sal

O Hércules do Sal é um assador completo: domina técnicas diversas, sendo pitmaster, parrilheiro e especialista em fogo de chão, e ainda é açougueiro e charcuteiro. Ou seja, podemos esperar uma costela inesquecível preparada por ele na nossa primeira edição.

Jane Pereira

A carne sempre fez parte da vida da chef Jane Pereira: sua família é dona de açougue, seu primeiro emprego foi em um abatedouro e, após se formar em Veterinária, decidiu se dedicar à cozinha. Ela é especializada em receitas na brasa, desde entradas até sobremesas, já tendo o título de Mestre Churrasqueira, Na nossa primeira edição, ficará responsável por grelhar os assados de tira.

Jimmy Ogro

Jimmy Ogro tem um currículo de muito respeito: fundador dos projetos Ogrostronomia e Burgertopia e apresentador de quadro sobre comida de rua no programa Mais Você, entre outras iniciativas, ele é um especialista em BBQ e burgers. Na nossa primeira edição, vai preparar muita picanha para o público presente.

João Sysak

O pitmaster João Sysak entende tudo de carne - não é à toa que criou a Master Beef, onde só vende e prepara cortes de primeiríssima.

Junior Bertazzo

Junior Bertazzo é churrasqueiro há seis anos, sendo que nos últimos dois se tornou um assador profissional, com diversos cursos e participações em festivais. Sua experiência será usada na nossa primeira edição para grelhar muita fraldinha para o público presente.

Larissa Morales

Mais do que uma grande assadora, Larissa Morales é também uma pioneira: foi a primeira brasileira a criar um canal no YouTube dedicado exclusivamente ao churrasco! No Larica na Brasa, a chef, formada em Gastronomia com especialização em carnes, mostra diferentes técnicas, segredos no preparo e muito mais.

Leo Carioka & Nasser

Amantes do autêntico churrasco, Leo Carioka e Thiago Nasser se conheceram na Confraria da Carne. Leo, nutricionista de formação, frequentou os maiores festivais do Brasil, adquirindo grande experiência. Nasser, especialista em Defumação e consultor gastronômico, aprendeu o que pôde com grandes mestres do BBQ. Juntos, participaram de grandes eventos e fortalecem essa parceria unindo técnica e amor pelo o que fazem.

Luã Tavares

Luã Tavares é especialista em American BBQ, que se baseia na defumação de carnes através da fumaça de lenhas frutíferas em um pit smoker. Foi aluno de um dos pioneiros do BBQ no Brasil, Carlos Tossi, e é sócio-fundador das reconhecidas equipes Smoked e Food on Fire, pelas quais roda o país mostrando diversas técnicas de churrasco através da evolução do controle do fogo. Na nossa primeira edição, sua missão será preparar as incríveis turkey legs.

Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira trocou sua carreira como executivo de vendas para buscar seu sonho: viver da arte do churrasco. Apaixonado por BBQ e criador da marca Churras do Celão, há quatro anos vem se especializando no tema, participando de grandes eventos, auxiliando chefs renomados e aprimorando seus conhecimentos. Na nossa edição de estreia, ele ficará responsável pela estação de pão de alho!

Michele Gusso

Fundadora da Mary Black Brasa & BBQ, Michele Gusso já era apaixonada pela gastronomia e pela brasa quando participou do reality show Cozinheiros Em Ação, do GNT. Após essa experiência, decidiu transformar o hobby em ofício: foi atrás de mestres assadores e chefs renomados em muitos eventos no interior de São Paulo para aprender com os melhores. De lá, voltou com seu equipamento de primeiríssima, de onde saem carnes incríveis. Na nossa primeira edição, será a vez do pulled pork.

Ogrostronomia

O Ogrostronomia é um projeto criado em 2011 por Ogro Jimmy, Ricardo Boris Henningsen, Guto Senra e Marcelo Neves para ostrar diferentes caminhos e soluções culinárias, proporcionando prazer e diversão a qualquer pessoa que queira mergulhar nesta saborosa aventura que é cozinhar.

Rafael Salgado

Servidor público de carreira, Rafael Salgado decidiu há dois anos se dedicar à gastronomia de rua, especializando-se em todo tipo de churrasco. Hoje, é sócio-fundador da empresa EL FUEGO Parrilla Gourmet, que roda todo o estado com sua parrilla levando uma nova cultura churrasqueira por onde passa.

Roberto Barcellos

Roberto Barcellos é um dos grandes nomes do churrasco no Brasil! Engenheiro agrônomo, consultor de diversos projetos de marcas de carne e proprietário da BBQ Secrets, ele atua no mercado de carnes especiais há mais de 20 anos.

Rodrigo Masterchef

Rodrigo Masterchef é mais um confirmado no na nossa primeira edição. Seu currículo é de muito respeito: foi participante do Masterchef Brasil, segundo colocado do Concurso de Gastronomia Popular do Sesc e vencedor do concurso Goldchef Brasil 2017. Sua missão será grelhar maminhas à perfeição.

Rossano Mendonça

O meste churrasqueiro Rossano Mendonça levará para a nossa segunda edição toda a sua experiência no comando do The Bife, boutique de carnes em que, além de ser o dono do negócio, ele prepara cortes incríveis na parrilla da casa.

Tenente

Participante da terceira edição do Masterchef Brasil, Rodrigo Domingues, o Tenente, se define como "louco por fogo". Churrasqueiro e pitmaster de primeiríssima, ele estará na nossa edição de estreia preparando short ribs grelhados espetaculares.

Thiago Gatto

Quarto colocado do Masterchef 2018, Thiago Gatto resolveu se aventurar no mundo da “fusion comfort food”, em que o objetivo é reunir elementos, ingredientes e técnicas de diferentes culturas em uma mistura para que, uma vez unidos no prato, promovam alegria, bem estar e uma experiência única a quem os degustar: uma comida boa, diferente e reconfortante.

Thiago Pajé

O carioca Thiago Pajé respira BBQ há três anos, período em vem se dedicando a ampliar seu conhecimento e aprimorar sua técnica no preparo de carnes. Na nossa primeira edição, sua tarefa será grelhar muitos shoulder steaks para o público presente.

Cortes premium

Barriga de porco

Saiba mais

Bife ancho

Saiba mais

Bife de chorizo

Saiba mais

Brisket

Saiba mais

Cordeiro patagônico

Saiba mais

Costela

Saiba mais

Costela no bafo

Saiba mais

Fraldinha

Saiba mais

Maminha

Saiba mais

Pão de alho

Saiba mais

Picanha

Saiba mais

Porco espalmado

Saiba mais

Porco no rolete

Saiba mais

Pork ribs

Saiba mais

Pulled pork

Saiba mais

Salmão pranchado

Saiba mais

Short rib

Saiba mais

Tapioca BBQ

Saiba mais

Turkey leg

Saiba mais

Varal de aves

Saiba mais

Varal de linguiças

Saiba mais

Barriga de porco

A barriga de porco, também conhecida como pancetta, é suculenta e de sabor forte, ideal para ser assada lentamente.

Bife ancho

O bife ancho, também conhecido como ribeye, entrecôte e filé de costela, é um dos cortes mais apreciados pelo elevado grau de marmoreio (gordura entremeada na carne) e, por tabela, sua maciez. Retirado da parte dianteira do contrafilé, ele será grelhado na nossa primeira edição.

Bife de chorizo

O bife de chorizo é um corte extraído do miolo do contrafilé com uma boa gordura lateral, que ajuda a reforçar o sabor da carne. Muito macio, é um clássico argentino, mas também apreciado mundo afora com outros nomes, como strip steak, shell steak e New York strip.

Brisket

O brisket é o peito bovino, um corte macio e com bom percentual de gordura, derretida ao longo das várias horas de defumação até atingir o ponto ideal: com um belo anel de defumação avermelhado e uma incrível suculência.

Cordeiro patagônico

O cordeiro patagônico é assado inteiro em uma cruz durante muitas horas, ao redor do fogo de chão. O calor indireto cozinha lentamente a carne para que ela ganhe muita suculência e maciez, quase de desmanchando.

Costela

A chamada janela sai da região central da costela em uma peça grande, ideal para ser assada lentamente sob calor indireto. O longo período de cocção revela os ossos, derrete sua gordura e deixa a carne extremamente suculenta.

Costela no bafo

A costela no bafo do Chef Pança é marinada por 12h em um tempero à base de ervas finas antes de passar 6h assando no bafo.

Fraldinha

A Fraldinha é muito usada no dia a dia da cozinha, mas combina perfeitamente com a grelha e a parrilla. Suas fibras mais grossas e longas dão a ela não só um aspecto único, como também grande maciez e suculência.

Maminha

A maminha é um corte nobre retirado da peça completa da alcatra, perfeita para ser grelhada em postas ou tiras. Com uma camada de gordura e muita maciez, ela é muito apreciada no Brasil e também na Argentina.

Pão de alho

Inspirados no cheirinho de pão caseiro saindo do forno e no sabor da autêntica comida mineira, os pães de alho do Segredo Mineiro são elaborados com ingredientes selecionados e paixão a gosto. São seis opções: tradicional, calabresa, catupiry, pimenta, baguete e alho-poró.

Picanha

A picanha costuma ser a estrela dos churrascos brasileiros pelo seu sabor único, maciez e aspecto inconfundível, com uma bela camada de gordura sobre toda a peça. Pode ser preparada de diversas formas, como assada inteira e grelhada em tiras ou postas.

Porco espalmado

Nessa técnica, o porco é assado inteiro, preso a uma cruz, ao redor do fogo de chão. Por ser assada indiretamente ao longo de várias horas, a carne se torna muito macia, preservando sua suculência.

Porco no rolete

No rolete, o porco é atravessado por uma lança de metal para ser assado inteiro lentamente sobre uma cama de brasas. Há um mecanismo que faz com que ele fique girando constantemente, para que fique uniformemente no mesmo ponto.

Pork ribs

As pork ribs são as costelinhas de porco, corte que será preparado no pit de defumação por muitas horas até sua carne ficar extremamente macia e suculenta.

Pulled pork

O pulled pork é preparado com o corte chamado Boston Butt, extraído do dianteiro do porco. Ele é defumado lentamente até atingir o ponto em que possa ser desfiado com as mãos, mantendo uma suculência incrível.

Salmão pranchado

Essa técnica consiste em literalmente pregar o salmão inteiro e aberto em uma tábua para ser assado lentamente no fogo de chão. A carne se mantém suculenta e adquire o sabor da fumaça, resultando numa combinação inesquecível.

Short rib

Muito comum nos Estados Unidos, o short rib vem sendo cada vez mais apreciado nos churrascos brasileiros. A explicação é simples: retirado da costela dianteira junto com o miolo do acém, tem ótimo grau de marmoreio e maciez.

Tapioca BBQ

Sobremesa do nosso evento, a Tapioca BBQ é irresistível, preparada com coco defumado e manteiga de garrafa.

Turkey leg

As turkey legs nada mais são do que as coxas do peru, que podem ser preparadas de diversas formas. Na nossa primeira edição, ela será defumada no pit, ao estilo do American BBQ. A fumaça dá um sabor único na carne, que quase desmancha após as várias horas de preparo.

Varal de aves

No varal de aves, frangos inteiros são assados pendurados sob o fogo de chão, por várias horas, até ficarem extremamente macios e suculentos.

Varal de linguiças

Linguiças artesanais são assadas lentamente em um varal sob o fogo de chão para que preservem sua suculência.

Formas de preparo

American BBQ

Saiba mais

Fogo de chão

Saiba mais

Parrilla/Grelha

Saiba mais

Rolete

Saiba mais

American BBQ

No American BBQ, as carnes são lentamente defumadas em um pit com controle de temperatura. O objetivo é fazer com que ela tenha um intenso sabor da fumaça e fique muito suculenta, sendo servida fatiada ou desfiada, dependendo da técnica aplicada. Na nossa primeira edição, teremos quatro opções preparadas desta forma: brisket, pulled pork, turkey leg e pork ribs.

Fogo de chão

O fogo de chão é autoexplicativo: a brasa é espalhada no chão e reposta de tempos em tempos, com um controle de temperatura constante, para assar as carnes colocadas ao redor ou penduradas em um varal. Elas são assadas lentamente por cocção indireta, ganhando ainda o sabor da fumaça. Essa técnica pode ser aplicada para diferentes tipos de carne. Na nossa primeira edição, serão sete: costela, cordeiro patagônico, salmão pranchado, porco espalmado, varal de aves, de linguiças e de cupim.

Parrilla/Grelha

Na parrilla ou na grelha, as carnes são assadas rapidamente com o mesmo objetivo: adquirir uma saborosa crosta enquanto o centro permanece vermelho, alcançando os pontos ideais de maciez e sabor. Na nossa primeira edição, teremos oito cortes preparamos desta forma: picanha, bife ancho, bife de chorizo, shoulder steak, short rib, maminha, fraldinha e assado de tira

Rolete

No rolete, o porco é atravessado por uma lança de metal para ser assado inteiro lentamente sobre uma cama de brasas. Há um mecanismo que faz com que ele fique girando constantemente, para que fique uniformemente no mesmo ponto. Um prato muito comum em vários lugares do país.

Apoio

Água Original do Brasil

Saiba mais

BBQ Secrets

Saiba mais

Buena Carne

Saiba mais

Carvão Carioquinha

Saiba mais

D'Goiás

Saiba mais

Golden Foods

Saiba mais

Grill Chef

Saiba mais

Grillex by Giragrill

Saiba mais

Novotel Parque Olímpico

Saiba mais

Pança's Restaurante & Bar

Saiba mais

Segredo Mineiro

Saiba mais

The Bife

Saiba mais

Água Original do Brasil

A Água Original Brasil é mais uma patrocinadora do BBQ & Beer Festival! Uma água de absoluta qualidade que estará disponível para o público durante toda a nossa primeira edição!

BBQ Secrets

Desenvolvida de ponta a ponta pelo Mestre da Carne, Roberto Barcellos, em parceria com o Frigol, a linha BBQ SECRETS é fruto da qualidade e da tecnologia aplicadas à pecuária. Oriunda de gado Three Cross de Bonsmara, Nelore e Angus, com 75% de sangue europeu, as carnes BBQ Secrets surpreendem pelo marmoreio, pela textura e pelo sabor.

Buena Carne

Primeira boutique de carnes em Nova Iguaçu, a Buena Carne tem carnes nobres e exóticas com cortes especiais seguindo um rigoroso padrão de qualidade. Uma visita é imperdível! Ela será a patrocinadora da picanha na nossa primeira edição - afinal, esse corte clássico do churrasco brasileiro não pode faltar no evento.

Carvão Carioquinha

Criado em agosto de 2013 pelos irmãos Marcio Santos e Mauro Santos, o Carvão Carioquinha cresceu rapidamente: do início galpão no bairro da Piedade, no Rio, logo passou a ter sua própria produção, que hoje conta com áreas de plantio de eucalipto em fazendas parceiras e toda estrutura para tratamento da madeira. O resultado é um produto de altíssima qualidade, muito respeitado no mercado. Ele tem excelente combustão no acendimento e durabilidade no tempo em que a brasa fica acesa sem perder a temperatura, fazendo com que o Carvão Carioquinha influencie diretamente na qualidade do churrasco.

D'Goiás

A D'Goiás leva à mesa dos seus clientes o sabor e qualidade de temperos e produtos artesanais, com gostinho de fazenda, aliado à praticidade, dando um toque especial às refeições diárias. Mais um patrocinador de absoluta qualidade na nossa primeira edição.

Golden Foods

Nosso evento não estaria completo sem a parceria com a Golden Foods, que juntamente com os melhores chefs e assadores do país criarão uma experiência memorável em cada receita, utilizando toda diversidade e qualidade dos produtos Golden Foods. Do frescor dos vegetais à suculência da carne de cordeiro, cada prato terá um toque requintado, que harmonizará perfeitamente com acompanhamentos como anel de cebola, mozzarella stick e, é claro, diferentes cortes da batata mais gostosa do Brasil: a Quality Fries.

Grill Chef

A Grill Chef é distribuidora das melhores marcas de churrasqueiras e acessórios - a patrocinadora ideal para equipar o BBQ & Beer Festival!

Grillex by Giragrill

Unindo design, funcionalidade e materiais nobres, Grillex by Giragrill aprimora a forma de preparar o prato mais apreciado pelo brasileiro: o churrasco.

Novotel Parque Olímpico

Quem for ao evento tem tarifas exclusivas no Novotel Parque Olímpico, nosso hotel oficial! Localizado a cinco minutos da Cidade das Artes, ele possui tudo o que você precisa: quartos de primeira linha, um charmoso restaurante, ampla área de piscina, fitness center, salões de convenções, salas de reunião, business center e estacionamento. Confira as tarifas especiais para diárias durante o evento: . Quarto single: R$ 225 (+5% ISS) . Quarto duplo: R$ 238 (+5% ISS) . Café da manhã*: R$ 44 (por pessoa) *Não incluído na diária

Pança's Restaurante & Bar

Conhecido por servir a melhor costela no bafo do Rio, o Pança's será um dos patrocinadores da nossa segunda edição! Apesar de ter inaugurado a casa este ano na Zona Oeste, o dono e chef Pança já soma quase 40 anos dedicados à cozinha, período em que criou a sua receita clássica: a costela é marinada por 12h em um tempero à base de ervas finas antes de passar 6h assando no bafo.

Segredo Mineiro

A Segredo Mineiro faz pães de alho incríveis e é mais uma patrocinadora do BBQ & Beer Festival!

The Bife

O The Bife é uma boutique de carnes nobres completa: você pode tanto levar para casa como escolher os seus cortes para serem preparados na hora, ao gosto do cliente, na parrilla comandada pelo mestre churrasqueiro Rossano Mendonça! As carnes são servidas com farofa e molho à campanha e podem ser harmonizadas com as várias opções de cervejas especiais e vinhos selecionados presentes na casa! Na nossa primeira edição, a The Bife será patrocinadora de uma nova estação de T-Bones, um corte muito especial para os apreciadores de BBQ!

Apoio