Edição #3

Lula recheada à putanesca

Monique Gabiatti

A sergipana Monique Gabiatti hoje em dia brilha como apresentadora do programa Fazendo a Festa, no GNT! Ela é especialista em ingredientes nordestinos, onde já passou por Aracaju, Maceió e Salvador. Atualmente na capital fluminense, presta consultoria para restaurantes em todo o Brasil e inaugurou recentemente seu primeiro restaurante, o Cozinha Bistrô e Bar.

Ingredientes:

– 4 tubos de lula
– 20 g de Linguiça Toscana
– 20 g farinha panko
– 1 colher de chá de manteiga
– 5 azeitonas pretas sem caroço
– 1/2 xícara de vinho branco seco
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 dente de alho com casca
– 3 alcaparras
– 1/2 cebola
– 4 dentes de alho descascados
– 1/2 lata de tomate pelati
– 1 aliche
– 1 xícara de salsinha
– 1/2 xícara de tomilho
– 1 colher de sopa de páprica doce
– 1 colher de chá de paprica defumada
– 1 colher de chá paprica picante.

Modo de Preparo da Lula Recheada: 

Tire a pele da linguiça toscana e separe com as mãos retirando o excesso de gordura; em uma frigideira quente, refogue a linguiça na manteiga com a cebola e o alho; acrescente vinho branco e deixe reduzir; acrescente o tomate pelati já em cubinhos e deixe reduzir;
Acrescente a farinha panko, tomilho picado, azeitona preta em rodelas, alcaparras picadas, aliche picadinho, ervilhas já branqueadas e as pápricas; cozinhe essa farofa por uns 15min em fogo médio mexendo vigorosamente para incorporar bem todos os sabores; por fim, ajuste o sal e pimenta; com fogo desligado acrescente a salsa picada com o talo e mexa mais; reserve.

Azeite para grelhar e servir a lula:

Corte a ponta das cabeças dos alhos inteiros; cubra com azeite e leve para confitar; retire as cabeças de alho já confitadas para a maionese de manjericão e o azeite reserve para grelhar a lula e finalizar a mesma.

Recheando as lulas:

Recheie os tubos de lula com a farofa putanesca deixando 2 dedos sem rechear; una as extremidades da pontas da lula e prenda com palito de dente.

Grelhando as lulas:

Leve para grelhar em fogo quente pincelando com o azeite de alho assado; 1 minuto de cada lado; corte em fatias, finalize com fios de azeite de alho assado e sirva com a salada fresh e maionese de manjericão.

Modo de preparo salada:

Misture o vinagre com o açúcar e adicione o azeite aos poucos, batendo vigorosamente; reserve;
Pique as folhas de erva-doce; corte bem finos os repolhos; corte o bulbo da erva doce em 4 partes e fatie finamente na mandolina; corte o aipo em fatias bem finas;
Misture tudo e tempere com o vinagrete, sal, pimenta do reino e raspas de limão siciliano.

Modo de preparo Maionese:

Faça uma “vitamina” com o leite, folhas de basílico e o alho assado;
Aos poucos, vá acrescentando o óleo em fios;
Tempere com limão, sal e pimenta do reino.

Apoio

Apoio